Pular para o conteúdo principal

Google Translate e as Línguas do Continente Africano _ O.T. Trabalhando com Projetos - Parte 2/5

Orientação técnica “Trabalhando com Projetos” 


GOOGLE TRANSLATE E AS LÍNGUAS DO CONTINENTE AFRICANO



Então... Vamos lá!

Iniciamos assim:

OFICINA: Google Translate/ Google Tradutor apresentando diversas línguas faladas no continente africano, entre elas o yorubá e o zulu. 

Nos testes realizados observei que o serviço Google não é completamente preciso, de forma que devemos levar em consideração as centenas de dialetos que se configuram no Continente Africano, ou seja, muitas palavras não apresentam tradução no aplicativo, como Ayo , que quer dizer “alegria”, em yorubá da Nigéria, conforme uma publicação da Geledés com listagem de nomes e significados. 

TAREFA:

1. CLIQUE AQUI para acessar a lista das línguas faladas no continente africano contidas no Google Tradutor com uma pequena descrição.

2. Escolha uma língua que lhe chame a atenção.

3. Pense em um substantivo ou adjetivo simples.

4. Faça a busca da tradução correspondente no serviço Google Tradutor.

5. Guarde esta palavra, iremos utilizá-la na próxima etapa.



Enquanto os Professores Coordenadores realizam a pesquisa ouviremos Mulher da Costa, da banda Aláfia [caminhos abertos], um grupo com significativa representatividade nas questões étnico-raciais, que começa a protagonizar no cenário de ações afirmativas no Brasil.




Vem do Gana, não se engana
Diverge de Verger
Do meu sotaque de araque
Dos almanaques, pra que?
Mulher da Costa,
O que é que não gosta por lá?
Falei sério: império Ashanti
Elefante e Baobá
Todo meu papo maçante
Nada que adiante contar
Pra que, Mulher da Costa?
O que é que não gostas por lá?


E a Mulher da Costa abriu uma coca-cola
Exibiu um sorriso de ironia e disse: 

Pra fábrica categórica
Folclórica, geométrica
Eurocêntrica e retórica
A África é periférica
A África é só teórica

Onde fica a África?
Quem pratica a África?
A África é só teórica
Onde fica a África?

Pré-Histórica, histérica
Colérica e alegórica
Tétrica, rica e pindérica
A África é fantasmagórica

A África é só teórica
Quem pratica a África?
A África é só teórica
Onde fica a África?





Comentários

  1. Muito importante explicar, discutir e rediscutir o racismo e suas formas cruéis de intolerância.

    Empoderar é necessário!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o princípio da famosa citação de Mandela - "A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo"- diz respeito a este processo que você menciona; discutir, compreender, rediscutir,(...) e quando os conceitos são apreendidos, finalmente, se dá o chamamos hoje de empoderamento, que nada mais é que o orgulho e respeito por si mesmo. Gratidão pelo comentário!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livro Digital

A proposta é simples! A plataforma, também! Os Professores Coordenadores dos Anos Iniciais em Orientação Técnica foram convidados a criar,  em duplas,  um final para o conto de artimanha abaixo. E a nossa proposta, é que utilizassem a Plataforma Livros Digitais do Instituto Paramitas   para elaborar um livro digital. Nos comentários , solicitamos que cada dupla  compartilhasse o link de sua produção.  A Velhinha Inteligente PAMPLONA. Rosana. Novas Histórias Antigas – Brinque-book Esta é uma história que se conta até hoje na cidade de Carcassonne, ao sul da França. Há várias versões do mesmo caso, mas todas concordam num ponto: a cidade foi salva graças à esperteza de uma mulher. Há muitos e muitos séculos, a próspera cidade de Carcassonne foi cercada por guerreiros inimigos. Embora protegida por muralhas e portões, a população não estava a salvo. Como ninguém pudesse sair, aos poucos a comida foi escasseando. Logo chegou o ...

Combinados e rotinas - Oficina de Planos de Aula com Objetos de Aprendizagem

Planejamento da Ação Com alunos Estabelecer combinados para que todos aproveitem o tempo na sala de informática. Atenção, combinados NÃO SÃO REGRAS, são ACORDOS estabelecidos. Vale a pena inserir em seu planejamento um momento para elaborar em conjunto com os alunos. Ex: DESLIGAR O COMPUTADOR AO TÉRMINO DA AULA. No dia da aula, é importante, antecipar aos alunos o ROTEIRO   que será seguido. É importante dar DEVOLUTIVA aos alunos sobre a aula; um bom planejamento e execução de avaliação é uma boa alternativa. Com a equipe escolar Definir, e ter claro quem é o FUNCIONÁRIO responsável pela sala de informática; Definir formas de ORGANIZAÇÃO para garantir que a sala esteja pronta para receber os alunos; Definir formas de AGENDAMENTO da sala para garantir que não haja programações concomitantes;

HQs-História em Quadrinhos e Alunos com Necessidades Especiais

Ferramenta MakeBeliefsComix Incentivar a criatividade para promover aprendizagem é um caminho de possibilidades reais é o que reitera um recente artigo da School Library Journal , inclusive na educação de crianças com necessidades especiais . Paul Wisenthal - premiado escritor americano, com mais de cem artigos sobre programas de educação alternativa, com diversas publicação de histórias sobre jovens superando vícios, desafios sociais e econômicos - discorre sobre experiências de professores e alunos envolvidos em projetos que fazem uso de ferramentas de HQ, e relata algumas histórias. Há constatação de melhoria da relação interpessoal de alunos autistas a partir da experiência livre criativa na elaboração dos HQs, melhoria na aprendizagem e, até a materialização, nos textos e personagens criados, de situações do cotidiano em que foi verificado bulliyng enfrentado por um aluno. O artigo traz um exemplo de ferramenta para elaboração de HQ, conforme aponto aqui e, lógico...