Pular para o conteúdo principal

Fração : vamos por partes...


Fração é a cota dos estudos de Matemática que divide a turma entre os que compreendem e os que vão penar muito para compreender; o meu caso. Isto é 1/2, certo?!


Brincadeiras à parte, o quadro não é tão simplório e dicotômico assim... Os processos e caminhos pelos quais o raciocínio matemático se expressa e desenvolve em cada criança podem ser os mais variados. Por exemplo, Sandra Maria Pinto Magina, especialista em Educação Matemática e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em edição especial para Revista Nova Escola, ressalta que nos primeiros contatos com as representações fracionárias é provável que os alunos sigam o raciocínio da ordenação dos números naturais. Eles já sabem que 3 é maior do que 2. Então podem achar que o mesmo se aplica a 1/3 e 1/2. "Para solucionar obstáculos como esses, é preciso propor situações em que eles pensem sobre o que a fração representa em cada problema". O vídeo ao lado é um quinhão da matéria Introdução a problemas com frações, da mesma revista, e trás tudo sobre o assunto do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Para diversificar a proposição de problemas que envolvam fração, uma boa estratégia pode ser o uso de jogos digitais, animações, infográficos, entre outros recursos em TICs. 

Selecionamos uma porção de objetos contidos na Plataforma Currículo+, que foram sugeridos por professores da Rede Estadual de Ensino.


Conheça estas três opções e planeje boas dinâmicas para envolver seus alunos.



ACESSE

ACESSE


ACESSE










Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog muito interativo, leve, isso dinamiza o internauta na busca de outras leituras. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Beth! Agradeço seu comentário, ele me dá a possibilidade de refletir o modo como elaboro minhas postagens. Grande beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livro Digital

A proposta é simples! A plataforma, também! Os Professores Coordenadores dos Anos Iniciais em Orientação Técnica foram convidados a criar,  em duplas,  um final para o conto de artimanha abaixo. E a nossa proposta, é que utilizassem a Plataforma Livros Digitais do Instituto Paramitas   para elaborar um livro digital. Nos comentários , solicitamos que cada dupla  compartilhasse o link de sua produção.  A Velhinha Inteligente PAMPLONA. Rosana. Novas Histórias Antigas – Brinque-book Esta é uma história que se conta até hoje na cidade de Carcassonne, ao sul da França. Há várias versões do mesmo caso, mas todas concordam num ponto: a cidade foi salva graças à esperteza de uma mulher. Há muitos e muitos séculos, a próspera cidade de Carcassonne foi cercada por guerreiros inimigos. Embora protegida por muralhas e portões, a população não estava a salvo. Como ninguém pudesse sair, aos poucos a comida foi escasseando. Logo chegou o ...

Combinados e rotinas - Oficina de Planos de Aula com Objetos de Aprendizagem

Planejamento da Ação Com alunos Estabelecer combinados para que todos aproveitem o tempo na sala de informática. Atenção, combinados NÃO SÃO REGRAS, são ACORDOS estabelecidos. Vale a pena inserir em seu planejamento um momento para elaborar em conjunto com os alunos. Ex: DESLIGAR O COMPUTADOR AO TÉRMINO DA AULA. No dia da aula, é importante, antecipar aos alunos o ROTEIRO   que será seguido. É importante dar DEVOLUTIVA aos alunos sobre a aula; um bom planejamento e execução de avaliação é uma boa alternativa. Com a equipe escolar Definir, e ter claro quem é o FUNCIONÁRIO responsável pela sala de informática; Definir formas de ORGANIZAÇÃO para garantir que a sala esteja pronta para receber os alunos; Definir formas de AGENDAMENTO da sala para garantir que não haja programações concomitantes;

HQs-História em Quadrinhos e Alunos com Necessidades Especiais

Ferramenta MakeBeliefsComix Incentivar a criatividade para promover aprendizagem é um caminho de possibilidades reais é o que reitera um recente artigo da School Library Journal , inclusive na educação de crianças com necessidades especiais . Paul Wisenthal - premiado escritor americano, com mais de cem artigos sobre programas de educação alternativa, com diversas publicação de histórias sobre jovens superando vícios, desafios sociais e econômicos - discorre sobre experiências de professores e alunos envolvidos em projetos que fazem uso de ferramentas de HQ, e relata algumas histórias. Há constatação de melhoria da relação interpessoal de alunos autistas a partir da experiência livre criativa na elaboração dos HQs, melhoria na aprendizagem e, até a materialização, nos textos e personagens criados, de situações do cotidiano em que foi verificado bulliyng enfrentado por um aluno. O artigo traz um exemplo de ferramenta para elaboração de HQ, conforme aponto aqui e, lógico...