Escolhendo Objetos de Aprendizagem
O Currículo do Estado de São Paulo para os Anos Finais e Ensino Médio está referenciado em competências, de forma que, as estratégias de ensino, os recursos a serem selecionados e a avaliação são concebidas a partir desta premissa. Então,
ao escolher um objeto de aprendizagem o professor deve
se fazer algumas perguntas para traçar seu planejamento:
- Qual HABILIDADE minha turma PRECISA desenvolver?
- O CONTEÚDO curricular está evidente na mídia escolhida?
- A MÍDIA escolhida, favorece este aprendizado?
- Qual é melhor FASE da sequência didática para inserir esta estratégia/recurso?
- Como vou AVALIAR esta atividade?
REGISTRAR SEU PLANEJAMENTO de forma sistêmica lhe conferirá maior organização.
A Plataforma Currículo+ oferece uma gama de possibilidades organizadas por nível de ensino, disciplina, tema curricular, subtema, ou ainda, agrupados por mídias, com FICHAS TÉCNICAS para auxiliar o professor no processo de seleção.
- Áudio
- Aula Digital
- Infográfico
- Jogo
- Livro Digital
- Mapa
- Simulador
- Software
- Vídeo
- Vídeo Aula
Além disto, recentemente, foram disponibilizadas as ATIVIDADES+, que são atividades/sequências didáticas híbridas para professores de MATEMÁTICA.
(Saiba mais sobre as competências como referência do Currículo do Estado de São Paulo no documento orientador de sua área de atuação; subitem "As competências como referência" na Apresentação do Currículo do Estado de São Paulo)
Este blog está ótimo, Flávia. Particularmente este post, muito pertinente pois, a meu ver, os ODAs são tão interessantes que podemos cair na tentação de pensar que eles dão conta do processo. Como o vídeo muitas vezes é utilizado por si só. Na verdade, ele é um recurso e, enquanto tal, tem de estar inserido numa etapa da SD, tem de estar a serviço de uma expectativa de aprendizagem e envolvido pelos devidos encaminhamentos didáticos. E isto está bem claro nesta postagem.
ResponderExcluirQue bom, Clau, que ficou claro! Sua devolutiva de leitura - as devolutivas que vierem - me auxilia na compreensão do alcance e efetividade da linguagem que uso para explicar tópicos fundamentais neste processo. Obrigada.
ResponderExcluir