Pular para o conteúdo principal

Planejamento da Aula - Oficina de Planos de Aula com Objetos de Aprendizagem

Escolhendo Objetos de Aprendizagem


O Currículo do Estado de São Paulo para os Anos Finais e Ensino Médio está referenciado em competências, de forma que, as estratégias de ensino, os recursos a serem selecionados e a avaliação são concebidas a partir desta premissa. Então,

ao escolher um objeto de aprendizagem o professor deve 
se fazer algumas perguntas para traçar seu planejamento:

  1. Qual HABILIDADE minha turma PRECISA desenvolver?
  2. O CONTEÚDO curricular está evidente na mídia escolhida?
  3. A MÍDIA escolhida, favorece este aprendizado?
  4. Qual é melhor FASE da sequência didática para inserir esta estratégia/recurso?
  5. Como vou AVALIAR esta atividade?

REGISTRAR SEU PLANEJAMENTO  de forma sistêmica lhe conferirá maior organização. 


A Plataforma Currículo+ oferece uma gama de possibilidades organizadas por nível de ensino, disciplina, tema curricular, subtema, ou ainda, agrupados por mídias, com FICHAS TÉCNICAS para auxiliar o professor no processo de seleção.
  • Áudio
  • Aula Digital
  • Infográfico
  • Jogo 
  • Livro Digital
  • Mapa
  • Simulador
  • Software
  • Vídeo
  • Vídeo Aula 

Além disto, recentemente, foram disponibilizadas as ATIVIDADES+, que são atividades/sequências didáticas híbridas para professores de MATEMÁTICA.




(Saiba mais sobre as competências como referência do Currículo do Estado de São Paulo no documento orientador de sua área de atuação; subitem "As competências como referência" na Apresentação do Currículo do Estado de São Paulo)

Comentários

  1. Este blog está ótimo, Flávia. Particularmente este post, muito pertinente pois, a meu ver, os ODAs são tão interessantes que podemos cair na tentação de pensar que eles dão conta do processo. Como o vídeo muitas vezes é utilizado por si só. Na verdade, ele é um recurso e, enquanto tal, tem de estar inserido numa etapa da SD, tem de estar a serviço de uma expectativa de aprendizagem e envolvido pelos devidos encaminhamentos didáticos. E isto está bem claro nesta postagem.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Clau, que ficou claro! Sua devolutiva de leitura - as devolutivas que vierem - me auxilia na compreensão do alcance e efetividade da linguagem que uso para explicar tópicos fundamentais neste processo. Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livro Digital

A proposta é simples! A plataforma, também! Os Professores Coordenadores dos Anos Iniciais em Orientação Técnica foram convidados a criar,  em duplas,  um final para o conto de artimanha abaixo. E a nossa proposta, é que utilizassem a Plataforma Livros Digitais do Instituto Paramitas   para elaborar um livro digital. Nos comentários , solicitamos que cada dupla  compartilhasse o link de sua produção.  A Velhinha Inteligente PAMPLONA. Rosana. Novas Histórias Antigas – Brinque-book Esta é uma história que se conta até hoje na cidade de Carcassonne, ao sul da França. Há várias versões do mesmo caso, mas todas concordam num ponto: a cidade foi salva graças à esperteza de uma mulher. Há muitos e muitos séculos, a próspera cidade de Carcassonne foi cercada por guerreiros inimigos. Embora protegida por muralhas e portões, a população não estava a salvo. Como ninguém pudesse sair, aos poucos a comida foi escasseando. Logo chegou o ...

Combinados e rotinas - Oficina de Planos de Aula com Objetos de Aprendizagem

Planejamento da Ação Com alunos Estabelecer combinados para que todos aproveitem o tempo na sala de informática. Atenção, combinados NÃO SÃO REGRAS, são ACORDOS estabelecidos. Vale a pena inserir em seu planejamento um momento para elaborar em conjunto com os alunos. Ex: DESLIGAR O COMPUTADOR AO TÉRMINO DA AULA. No dia da aula, é importante, antecipar aos alunos o ROTEIRO   que será seguido. É importante dar DEVOLUTIVA aos alunos sobre a aula; um bom planejamento e execução de avaliação é uma boa alternativa. Com a equipe escolar Definir, e ter claro quem é o FUNCIONÁRIO responsável pela sala de informática; Definir formas de ORGANIZAÇÃO para garantir que a sala esteja pronta para receber os alunos; Definir formas de AGENDAMENTO da sala para garantir que não haja programações concomitantes;

HQs-História em Quadrinhos e Alunos com Necessidades Especiais

Ferramenta MakeBeliefsComix Incentivar a criatividade para promover aprendizagem é um caminho de possibilidades reais é o que reitera um recente artigo da School Library Journal , inclusive na educação de crianças com necessidades especiais . Paul Wisenthal - premiado escritor americano, com mais de cem artigos sobre programas de educação alternativa, com diversas publicação de histórias sobre jovens superando vícios, desafios sociais e econômicos - discorre sobre experiências de professores e alunos envolvidos em projetos que fazem uso de ferramentas de HQ, e relata algumas histórias. Há constatação de melhoria da relação interpessoal de alunos autistas a partir da experiência livre criativa na elaboração dos HQs, melhoria na aprendizagem e, até a materialização, nos textos e personagens criados, de situações do cotidiano em que foi verificado bulliyng enfrentado por um aluno. O artigo traz um exemplo de ferramenta para elaboração de HQ, conforme aponto aqui e, lógico...