Pular para o conteúdo principal

Plataforma Livros Digitais do Instituto Paramitas

Escrever o quê? Para quem?  Para quê? 

E... Por que em formato digital ???

Em Ler e Escrever na Escola - O Real, o Possível e o NecessárioDélia Lerner discorre sobre a importância de o professor  preocupar-se e planejar intervenções consistentes desde a alfabetização com foco no uso social do texto, para que as crianças se tornem escritores de fato. Esta é uma leitura imprescindível para todos os professores. A respeito disto, em meu trabalho de acompanhamento a escolas da região leste, frequentemente me perguntam sobre exemplos de plataformas e recursos educacionais abertos que possam servir de apoio às práticas de escrita na escola, existem vários, e eu poderia listá-los aqui, entretanto, há uma reflexão anterior à apropriação do aparato tecnológico de fundamental importância no aspecto do letramento: o aluno precisa ser levado por um percurso, um processo de apropriação de habilidades, para a efetiva prática social autônoma.

Então, a propósito, lá vai uma sugestão de plataforma e de abordagem.

Na Plataforma Livros Digitaisdo Instituto Paramitas, é possível realizar uma composição simples de livro digital. O usuário deverá realizar um cadastro básico com acesso por meio de login/e-mail e uma senha. O ambiente é simplificado e intuitivo, além de oferecer possibilidades de layout, tipografias e cores. Depois de pronto, o livro pode ser baixado em formato PDF, e para compartilhar basta copiar o endereço de link, como fiz abaixo com uma publicação colaborativa e divertidíssima: Menina Rosa.



CLIQUE NA IMAGEM
Quando falamos escrever Livro Digital com os alunos, é preciso ter em mente que não se trata apenas de transcrever um texto para uma plataforma virtual; os aspectos estéticos, estilísticos do gênero textual trabalhado, os famosos "O quê, Para quem e Para quê?" devem ser pensados em conjunto com as motivações do autor, especificidades e abrangência do formato digital. No caso do livro ao lado, foi preciso pensar a melhor ilustração para a capa, a menção dos autores, a cor e tamanho do título dentro da imagem, a cor do texto interno e as imagens que ilustrariam e muitos outros aspectos da composição. 

É um trabalho de pro-ces-so, 
e não de descarga de letras, no qual
a cada novo livro, são aprimoradas 
as habilidades ali desenvolvidas.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro Digital

A proposta é simples! A plataforma, também! Os Professores Coordenadores dos Anos Iniciais em Orientação Técnica foram convidados a criar,  em duplas,  um final para o conto de artimanha abaixo. E a nossa proposta, é que utilizassem a Plataforma Livros Digitais do Instituto Paramitas   para elaborar um livro digital. Nos comentários , solicitamos que cada dupla  compartilhasse o link de sua produção.  A Velhinha Inteligente PAMPLONA. Rosana. Novas Histórias Antigas – Brinque-book Esta é uma história que se conta até hoje na cidade de Carcassonne, ao sul da França. Há várias versões do mesmo caso, mas todas concordam num ponto: a cidade foi salva graças à esperteza de uma mulher. Há muitos e muitos séculos, a próspera cidade de Carcassonne foi cercada por guerreiros inimigos. Embora protegida por muralhas e portões, a população não estava a salvo. Como ninguém pudesse sair, aos poucos a comida foi escasseando. Logo chegou o ...

Combinados e rotinas - Oficina de Planos de Aula com Objetos de Aprendizagem

Planejamento da Ação Com alunos Estabelecer combinados para que todos aproveitem o tempo na sala de informática. Atenção, combinados NÃO SÃO REGRAS, são ACORDOS estabelecidos. Vale a pena inserir em seu planejamento um momento para elaborar em conjunto com os alunos. Ex: DESLIGAR O COMPUTADOR AO TÉRMINO DA AULA. No dia da aula, é importante, antecipar aos alunos o ROTEIRO   que será seguido. É importante dar DEVOLUTIVA aos alunos sobre a aula; um bom planejamento e execução de avaliação é uma boa alternativa. Com a equipe escolar Definir, e ter claro quem é o FUNCIONÁRIO responsável pela sala de informática; Definir formas de ORGANIZAÇÃO para garantir que a sala esteja pronta para receber os alunos; Definir formas de AGENDAMENTO da sala para garantir que não haja programações concomitantes;

HQs-História em Quadrinhos e Alunos com Necessidades Especiais

Ferramenta MakeBeliefsComix Incentivar a criatividade para promover aprendizagem é um caminho de possibilidades reais é o que reitera um recente artigo da School Library Journal , inclusive na educação de crianças com necessidades especiais . Paul Wisenthal - premiado escritor americano, com mais de cem artigos sobre programas de educação alternativa, com diversas publicação de histórias sobre jovens superando vícios, desafios sociais e econômicos - discorre sobre experiências de professores e alunos envolvidos em projetos que fazem uso de ferramentas de HQ, e relata algumas histórias. Há constatação de melhoria da relação interpessoal de alunos autistas a partir da experiência livre criativa na elaboração dos HQs, melhoria na aprendizagem e, até a materialização, nos textos e personagens criados, de situações do cotidiano em que foi verificado bulliyng enfrentado por um aluno. O artigo traz um exemplo de ferramenta para elaboração de HQ, conforme aponto aqui e, lógico...