Escrever o quê? Para quem? Para quê?
E... Por que em formato digital ???
Em Ler e Escrever na Escola - O Real, o Possível e o Necessário, Délia Lerner discorre sobre a importância de o professor preocupar-se e planejar intervenções consistentes desde a alfabetização com foco no uso social do texto, para que as crianças se tornem escritores de fato. Esta é uma leitura imprescindível para todos os professores. A respeito disto, em meu trabalho de acompanhamento a escolas da região leste, frequentemente me perguntam sobre exemplos de plataformas e recursos educacionais abertos que possam servir de apoio às práticas de escrita na escola, existem vários, e eu poderia listá-los aqui, entretanto, há uma reflexão anterior à apropriação do aparato tecnológico de fundamental importância no aspecto do letramento: o aluno precisa ser levado por um percurso, um processo de apropriação de habilidades, para a efetiva prática social autônoma.
Então, a propósito, lá vai uma sugestão de plataforma e de abordagem.
Na Plataforma Livros Digitais, do Instituto Paramitas, é possível realizar uma composição simples de livro digital. O usuário deverá realizar um cadastro básico com acesso por meio de login/e-mail e uma senha. O ambiente é simplificado e intuitivo, além de oferecer possibilidades de layout, tipografias e cores. Depois de pronto, o livro pode ser baixado em formato PDF, e para compartilhar basta copiar o endereço de link, como fiz abaixo com uma publicação colaborativa e divertidíssima: Menina Rosa.
CLIQUE NA IMAGEM |
É um trabalho de pro-ces-so,
e não de descarga de letras, no qual
a cada novo livro, são aprimoradas
as habilidades ali desenvolvidas.
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