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Plataforma Livros Digitais do Instituto Paramitas

Escrever o quê? Para quem?  Para quê? 

E... Por que em formato digital ???

Em Ler e Escrever na Escola - O Real, o Possível e o NecessárioDélia Lerner discorre sobre a importância de o professor  preocupar-se e planejar intervenções consistentes desde a alfabetização com foco no uso social do texto, para que as crianças se tornem escritores de fato. Esta é uma leitura imprescindível para todos os professores. A respeito disto, em meu trabalho de acompanhamento a escolas da região leste, frequentemente me perguntam sobre exemplos de plataformas e recursos educacionais abertos que possam servir de apoio às práticas de escrita na escola, existem vários, e eu poderia listá-los aqui, entretanto, há uma reflexão anterior à apropriação do aparato tecnológico de fundamental importância no aspecto do letramento: o aluno precisa ser levado por um percurso, um processo de apropriação de habilidades, para a efetiva prática social autônoma.

Então, a propósito, lá vai uma sugestão de plataforma e de abordagem.

Na Plataforma Livros Digitaisdo Instituto Paramitas, é possível realizar uma composição simples de livro digital. O usuário deverá realizar um cadastro básico com acesso por meio de login/e-mail e uma senha. O ambiente é simplificado e intuitivo, além de oferecer possibilidades de layout, tipografias e cores. Depois de pronto, o livro pode ser baixado em formato PDF, e para compartilhar basta copiar o endereço de link, como fiz abaixo com uma publicação colaborativa e divertidíssima: Menina Rosa.



CLIQUE NA IMAGEM
Quando falamos escrever Livro Digital com os alunos, é preciso ter em mente que não se trata apenas de transcrever um texto para uma plataforma virtual; os aspectos estéticos, estilísticos do gênero textual trabalhado, os famosos "O quê, Para quem e Para quê?" devem ser pensados em conjunto com as motivações do autor, especificidades e abrangência do formato digital. No caso do livro ao lado, foi preciso pensar a melhor ilustração para a capa, a menção dos autores, a cor e tamanho do título dentro da imagem, a cor do texto interno e as imagens que ilustrariam e muitos outros aspectos da composição. 

É um trabalho de pro-ces-so, 
e não de descarga de letras, no qual
a cada novo livro, são aprimoradas 
as habilidades ali desenvolvidas.












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