Pular para o conteúdo principal

Radioblog

Planejando uma Rádio na Escola

Atendendo a uma solicitação de um Professor Coordenador, compartilho aqui algumas reflexões e materiais para iniciar o planejamento de rádio na escola; são muitos materiais que estão disponíveis nas bibliotecas virtuais e físicas, mas é necessário estar atento a alguns pontos principais de nosso trabalho, neste caso:

  • Atendimento/convergência com o Currículo do Estado de São Paulo;
  • Reflexão da justificativa desta ação a partir de uma base teórico-conceitual e demanda escolar concreta;
  • Definição clara dos objetivos a serem alcançados;
  • Estratégias e fases bem definidas.
Inicialmente, sugiro a leitura do artigo intitulado Rádio escolar: uma ferramenta de interação sociodiscursiva, que contém os conceitos fundamentais sobre implementação de rádio na escola como um instrumento de protagonismo social na comunidade escolar.

Entendo que a rádio pode surgir como um projeto de uma classe da escola, ou de um segmento/período, antes de se tornar um projeto institucional. Para isto, a presença de um professor de Língua Portuguesa para articular, trabalhar e preparar os alunos para a produção textual dos roteiros seria de grande importância. 


Também, vale leitura e verificação do capítulo 12 Radioblog, do título Multiletramentos na Escola, organizado por Roxane Rojo e Eduardo Moura – PNBE 2013. Neste capítulo há conceitos e um passo a passo de radioblog bastante interessante. A publicação faz parte do acervo PNBE/ MEC, disponível nas escolas de Anos Finais e Ensino Médio.


Caso vocês optem por um projeto constituído por equipe de alunos de turmas diferentes, sem a condução e mediação de um professor em sala de aula, uma sugestão que dou é realizar reuniões que tragam à equipe os conceitos, as funções de cada integrante, a subdivisão de tarefas, etc. Para isto, um material simples que pode ser lido com eles consta no curso Mídias na Educação, em uma oficina intitulada Oficina de Rádio Recursos de Áudio na WEB”


Existem ainda materiais como  <Programa Educom> e <Apostila rádio na escola> para ajudar com as questões técnicas. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro Digital

A proposta é simples! A plataforma, também! Os Professores Coordenadores dos Anos Iniciais em Orientação Técnica foram convidados a criar,  em duplas,  um final para o conto de artimanha abaixo. E a nossa proposta, é que utilizassem a Plataforma Livros Digitais do Instituto Paramitas   para elaborar um livro digital. Nos comentários , solicitamos que cada dupla  compartilhasse o link de sua produção.  A Velhinha Inteligente PAMPLONA. Rosana. Novas Histórias Antigas – Brinque-book Esta é uma história que se conta até hoje na cidade de Carcassonne, ao sul da França. Há várias versões do mesmo caso, mas todas concordam num ponto: a cidade foi salva graças à esperteza de uma mulher. Há muitos e muitos séculos, a próspera cidade de Carcassonne foi cercada por guerreiros inimigos. Embora protegida por muralhas e portões, a população não estava a salvo. Como ninguém pudesse sair, aos poucos a comida foi escasseando. Logo chegou o dia em que ninguém mais

Google Translate e as Línguas do Continente Africano _ O.T. Trabalhando com Projetos - Parte 2/5

Orientação técnica “Trabalhando com Projetos”  GOOGLE TRANSLATE E AS LÍNGUAS DO CONTINENTE AFRICANO Então... Vamos lá! Iniciamos assim: OFICINA : Google Translate/ Google Tradutor apresentando diversas línguas faladas no continente africano, entre elas o yorubá e o zulu.   Nos testes realizados observei que o serviço Google não é completamente preciso, de forma que devemos levar em consideração as centenas de dialetos que se configuram no Continente Africano, ou seja, muitas palavras não apresentam tradução no aplicativo, como Ayo , que quer dizer “alegria”, em yorubá da Nigéria, conforme uma publicação da Geledés com listagem de nomes e significados.  TAREFA : 1. CLIQUE AQUI para acessar a lista das línguas faladas no continente africano contidas no Google Tradutor com uma pequena descrição. 2. Escolha uma língua que lhe chame a atenção. 3. Pense em um substantivo ou adjetivo simples. 4. Faça a busca da tradução correspondente no se

Padlet na Educação Especial

Padlet  Layout intuitivo e simplificado para iniciantes O que é? (pra relembrar)  Padlet é uma ferramenta para agrupar textos, imagens, vídeos, documentos, e qualquer tipo de arquivo digital que pertença a um projeto ou tema em comum. Quem está usando? Quem precisa de uma forma simples de compartilhar documentos como a minha colega de trabalho, Professora Coordenadora de Educação Especial , Profª. Regina Leôncio! Uhuh. A Regina precisava de uma forma objetiva para  compartilhar seus documentos com os Professores Coordenadores e outros profissionais da Diretoria de Ensino. A ferramenta blog parecia não ser a mais indicada, pois a Regina mencionou não ter tempo e habilidade para alimentar tópicos, fomentar reflexões, etc; além disso, aquele layout cronológico, que vai colocando em segundo plano as postagens mais antigas não seria funcional. Foi ai que apresentei a ela o Padlet e iniciamos seu cadastro. https://padlet.com/educacaoespecialleste4 Resumindo: a página da R