Pular para o conteúdo principal

Planejamento 2017 - ODAs para subsidiar a recuperação da aprendizagem


Professores Coordenadores e
Professores das Unidades Escolares da 
Diretoria de Ensino Leste 4


O Núcleo Pedagógico da DE Leste 4 realizou um estudo que identificou as habilidades aferidas pela Avaliação da Aprendizagem em Processo, do terceiro bimestre de 2016, as quais o nível de proficiência dos alunos apresentou defasagem nos 3º, 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio.

Para apoiar o trabalho de recuperação e retomada de conteúdos e habilidades segue o material que a Tecnologia Educacional elaborou, contendo um quadro com Objetos Digitais de Aprendizagem contidos na Plataforma Currículo Mais, como sugestão de trabalho para integrar as situações de aprendizagem e sequencias didáticas que serão elaboradas pelos Professores no processo de recuperação de algumas das habilidades verificadas. 

CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR
Tendo em vista que se trata de um recorte das habilidades verificadas na AAP de 2016, cada unidade escolar, cada professor deverá analisar a aplicabilidade dos conteúdos propostos nos ODAs de acordo com a necessidade das turmas trabalhadas e os dados previamente por eles  analisados na Plataforma Foco Aprendizagem em conjunto com o Professor Coordenador. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro Digital

A proposta é simples! A plataforma, também! Os Professores Coordenadores dos Anos Iniciais em Orientação Técnica foram convidados a criar,  em duplas,  um final para o conto de artimanha abaixo. E a nossa proposta, é que utilizassem a Plataforma Livros Digitais do Instituto Paramitas   para elaborar um livro digital. Nos comentários , solicitamos que cada dupla  compartilhasse o link de sua produção.  A Velhinha Inteligente PAMPLONA. Rosana. Novas Histórias Antigas – Brinque-book Esta é uma história que se conta até hoje na cidade de Carcassonne, ao sul da França. Há várias versões do mesmo caso, mas todas concordam num ponto: a cidade foi salva graças à esperteza de uma mulher. Há muitos e muitos séculos, a próspera cidade de Carcassonne foi cercada por guerreiros inimigos. Embora protegida por muralhas e portões, a população não estava a salvo. Como ninguém pudesse sair, aos poucos a comida foi escasseando. Logo chegou o ...

HQs-História em Quadrinhos e Alunos com Necessidades Especiais

Ferramenta MakeBeliefsComix Incentivar a criatividade para promover aprendizagem é um caminho de possibilidades reais é o que reitera um recente artigo da School Library Journal , inclusive na educação de crianças com necessidades especiais . Paul Wisenthal - premiado escritor americano, com mais de cem artigos sobre programas de educação alternativa, com diversas publicação de histórias sobre jovens superando vícios, desafios sociais e econômicos - discorre sobre experiências de professores e alunos envolvidos em projetos que fazem uso de ferramentas de HQ, e relata algumas histórias. Há constatação de melhoria da relação interpessoal de alunos autistas a partir da experiência livre criativa na elaboração dos HQs, melhoria na aprendizagem e, até a materialização, nos textos e personagens criados, de situações do cotidiano em que foi verificado bulliyng enfrentado por um aluno. O artigo traz um exemplo de ferramenta para elaboração de HQ, conforme aponto aqui e, lógico...

Radioblog

Planejando uma Rádio na Escola Atendendo a uma solicitação de um Professor Coordenador, compartilho aqui algumas reflexões e materiais para iniciar o planejamento de rádio na escola; são muitos materiais que estão disponíveis nas bibliotecas virtuais e físicas, mas é necessário estar atento a alguns pontos principais de nosso trabalho, neste caso: Atendimento/convergência com o Currículo do Estado de São Paulo; Reflexão da justificativa desta ação a partir de uma base teórico-conceitual e demanda escolar concreta; Definição clara dos objetivos a serem alcançados; Estratégias e fases bem definidas. Inicialmente, sugiro a leitura do artigo intitulado Rádio escolar: uma ferramenta de interação sociodiscursiva , que contém os conceitos fundamentais sobre implementação de rádio na escola como um instrumento de protagonismo social na comunidade escolar. Entendo que a rádio pode surgir como um projeto de uma classe da escola, ou de um segmento/período, antes de se to...