Pular para o conteúdo principal

Começo de Conversa _ O.T. Trabalhando com Projetos - Parte 1/5

Orientação técnica “Trabalhando com Projetos” 



COMEÇO DE CONVERSA


JUSTIFICATIVA E PARCERIA: Tendo em vista a grande variedade de ações realizadas pelas escolas ao longo do ano letivo e que recebem a denominação de “projeto”, julgamos pertinente colocá-las em discussão de modo a tornar mais consistentes o planejamento e a prática dessa modalidade organizativa, com vistas à aprendizagem dos alunos. Para tanto, a título de exemplo, serão discutidas algumas ações previstas para o mês da consciência negra nas escolas, tendo por base o Levantamento de Ações em Educação das Relações Étnico-raciais, por meio de questionário virtual, realizado em junho de 2016. Além disto, o acompanhamento realizado junto às unidades escolares com foco em tecnologias digitais aplicadas ao ensino sinalizou-nos, especificamente no que diz respeito aos projetos escolares, uma subutilização de seu potencial para pesquisa, registro e compartilhamento dos conhecimentos produzidos pelos alunos. Deste modo, entendemos a necessidade de apresentar e propor oficina de experimentação de recursos e ferramentas digitais para este fim aos Professores Coordenadores das Unidades Escolares da DER Leste 4, com expectativa de que estes possam atuar como multiplicadores em sua unidade escolar junto aos professores. 

Responsáveis: Professoras Coordenadoras no Núcleo Pedagógico 

Cláudia E. Silva (PCNP História) – autora do blog História Africana 

Flávia Regina Santos (PCNP Tecnologia Educacional) esta que vos escreve.

As oficinas que estão aqui registradas compõem a segunda parte da Orientação Técnica “Trabalhando com projetos”, esperamos que auxilie no processo de multiplicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro Digital

A proposta é simples! A plataforma, também! Os Professores Coordenadores dos Anos Iniciais em Orientação Técnica foram convidados a criar,  em duplas,  um final para o conto de artimanha abaixo. E a nossa proposta, é que utilizassem a Plataforma Livros Digitais do Instituto Paramitas   para elaborar um livro digital. Nos comentários , solicitamos que cada dupla  compartilhasse o link de sua produção.  A Velhinha Inteligente PAMPLONA. Rosana. Novas Histórias Antigas – Brinque-book Esta é uma história que se conta até hoje na cidade de Carcassonne, ao sul da França. Há várias versões do mesmo caso, mas todas concordam num ponto: a cidade foi salva graças à esperteza de uma mulher. Há muitos e muitos séculos, a próspera cidade de Carcassonne foi cercada por guerreiros inimigos. Embora protegida por muralhas e portões, a população não estava a salvo. Como ninguém pudesse sair, aos poucos a comida foi escasseando. Logo chegou o dia em que ninguém mais

Google Translate e as Línguas do Continente Africano _ O.T. Trabalhando com Projetos - Parte 2/5

Orientação técnica “Trabalhando com Projetos”  GOOGLE TRANSLATE E AS LÍNGUAS DO CONTINENTE AFRICANO Então... Vamos lá! Iniciamos assim: OFICINA : Google Translate/ Google Tradutor apresentando diversas línguas faladas no continente africano, entre elas o yorubá e o zulu.   Nos testes realizados observei que o serviço Google não é completamente preciso, de forma que devemos levar em consideração as centenas de dialetos que se configuram no Continente Africano, ou seja, muitas palavras não apresentam tradução no aplicativo, como Ayo , que quer dizer “alegria”, em yorubá da Nigéria, conforme uma publicação da Geledés com listagem de nomes e significados.  TAREFA : 1. CLIQUE AQUI para acessar a lista das línguas faladas no continente africano contidas no Google Tradutor com uma pequena descrição. 2. Escolha uma língua que lhe chame a atenção. 3. Pense em um substantivo ou adjetivo simples. 4. Faça a busca da tradução correspondente no se

Padlet na Educação Especial

Padlet  Layout intuitivo e simplificado para iniciantes O que é? (pra relembrar)  Padlet é uma ferramenta para agrupar textos, imagens, vídeos, documentos, e qualquer tipo de arquivo digital que pertença a um projeto ou tema em comum. Quem está usando? Quem precisa de uma forma simples de compartilhar documentos como a minha colega de trabalho, Professora Coordenadora de Educação Especial , Profª. Regina Leôncio! Uhuh. A Regina precisava de uma forma objetiva para  compartilhar seus documentos com os Professores Coordenadores e outros profissionais da Diretoria de Ensino. A ferramenta blog parecia não ser a mais indicada, pois a Regina mencionou não ter tempo e habilidade para alimentar tópicos, fomentar reflexões, etc; além disso, aquele layout cronológico, que vai colocando em segundo plano as postagens mais antigas não seria funcional. Foi ai que apresentei a ela o Padlet e iniciamos seu cadastro. https://padlet.com/educacaoespecialleste4 Resumindo: a página da R