Orientação técnica “Trabalhando com Projetos”
COMEÇO DE CONVERSA
JUSTIFICATIVA E PARCERIA: Tendo em vista a grande variedade de ações realizadas pelas escolas ao longo do ano letivo e que recebem a denominação de “projeto”, julgamos pertinente colocá-las em discussão de modo a tornar mais consistentes o planejamento e a prática dessa modalidade organizativa, com vistas à aprendizagem dos alunos. Para tanto, a título de exemplo, serão discutidas algumas ações previstas para o mês da consciência negra nas escolas, tendo por base o Levantamento de Ações em Educação das Relações Étnico-raciais, por meio de questionário virtual, realizado em junho de 2016. Além disto, o acompanhamento realizado junto às unidades escolares com foco em tecnologias digitais aplicadas ao ensino sinalizou-nos, especificamente no que diz respeito aos projetos escolares, uma subutilização de seu potencial para pesquisa, registro e compartilhamento dos conhecimentos produzidos pelos alunos. Deste modo, entendemos a necessidade de apresentar e propor oficina de experimentação de recursos e ferramentas digitais para este fim aos Professores Coordenadores das Unidades Escolares da DER Leste 4, com expectativa de que estes possam atuar como multiplicadores em sua unidade escolar junto aos professores.
Responsáveis: Professoras Coordenadoras no Núcleo Pedagógico
Cláudia E. Silva (PCNP História) – autora do blog História Africana
Flávia Regina Santos (PCNP Tecnologia Educacional) esta que vos escreve.
As oficinas que estão aqui registradas compõem a segunda parte da Orientação Técnica “Trabalhando com projetos”, esperamos que auxilie no processo de multiplicação.
Comentários
Postar um comentário