Pular para o conteúdo principal

Aventuras do Currículo+ e Sala de Aula Invertida

Explorando a Sala de Aula Invertida



A Diretoria de Ensino Leste 4 conta, hoje, com 70 professores de Língua Portuguesa e Matemática envolvidos no Curso Aventuras do Currículo+, inseridos em um AVA (ambiente virtual de aprendizagem) multifuncional em que há:

  • conteúdo de estudo autônomo;
  • comunidade de aprendizagem (com demais professores da Diretoria);
  • alunos das turmas regulares enturmados no AVA;
  • acompanhamento de pontuação obtida em atividades realizadas pelos alunos.

Para superar os desafios de TEMPO-ESPAÇO-ESTRUTURA escolar sugerimos algumas possibilidades de oferecer esta Recuperação Contínua aos alunos  
  • junto com a turma, DURANTE o horário regular de aula na Sala de Informática da unidade escolar;
  • por meio do método SALA DE AULA INVERTIDA, sugerindo e viabilizando, junto com 
    à gestão da unidade escolar, o uso da Sala de Informática no contra turno do aluno ;
  • por meio do método SALA DE AULA INVERTIDA, verificando (pesquisa/levantamento de informações sobre a turma) a possibilidade de os alunos realizarem as tarefas com equipamento próprio.


    Mas, afinal?  O QUE É SALA DE AULA INVERTIDA? 







    Não... não é quando a gente fica enlouquecido com a agitação dos alunos... (rs) 




    Clique sobre a imagem abaixo e saiba mais. 











    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Livro Digital

    A proposta é simples! A plataforma, também! Os Professores Coordenadores dos Anos Iniciais em Orientação Técnica foram convidados a criar,  em duplas,  um final para o conto de artimanha abaixo. E a nossa proposta, é que utilizassem a Plataforma Livros Digitais do Instituto Paramitas   para elaborar um livro digital. Nos comentários , solicitamos que cada dupla  compartilhasse o link de sua produção.  A Velhinha Inteligente PAMPLONA. Rosana. Novas Histórias Antigas – Brinque-book Esta é uma história que se conta até hoje na cidade de Carcassonne, ao sul da França. Há várias versões do mesmo caso, mas todas concordam num ponto: a cidade foi salva graças à esperteza de uma mulher. Há muitos e muitos séculos, a próspera cidade de Carcassonne foi cercada por guerreiros inimigos. Embora protegida por muralhas e portões, a população não estava a salvo. Como ninguém pudesse sair, aos poucos a comida foi escasseando. Logo chegou o ...

    HQs-História em Quadrinhos e Alunos com Necessidades Especiais

    Ferramenta MakeBeliefsComix Incentivar a criatividade para promover aprendizagem é um caminho de possibilidades reais é o que reitera um recente artigo da School Library Journal , inclusive na educação de crianças com necessidades especiais . Paul Wisenthal - premiado escritor americano, com mais de cem artigos sobre programas de educação alternativa, com diversas publicação de histórias sobre jovens superando vícios, desafios sociais e econômicos - discorre sobre experiências de professores e alunos envolvidos em projetos que fazem uso de ferramentas de HQ, e relata algumas histórias. Há constatação de melhoria da relação interpessoal de alunos autistas a partir da experiência livre criativa na elaboração dos HQs, melhoria na aprendizagem e, até a materialização, nos textos e personagens criados, de situações do cotidiano em que foi verificado bulliyng enfrentado por um aluno. O artigo traz um exemplo de ferramenta para elaboração de HQ, conforme aponto aqui e, lógico...

    Radioblog

    Planejando uma Rádio na Escola Atendendo a uma solicitação de um Professor Coordenador, compartilho aqui algumas reflexões e materiais para iniciar o planejamento de rádio na escola; são muitos materiais que estão disponíveis nas bibliotecas virtuais e físicas, mas é necessário estar atento a alguns pontos principais de nosso trabalho, neste caso: Atendimento/convergência com o Currículo do Estado de São Paulo; Reflexão da justificativa desta ação a partir de uma base teórico-conceitual e demanda escolar concreta; Definição clara dos objetivos a serem alcançados; Estratégias e fases bem definidas. Inicialmente, sugiro a leitura do artigo intitulado Rádio escolar: uma ferramenta de interação sociodiscursiva , que contém os conceitos fundamentais sobre implementação de rádio na escola como um instrumento de protagonismo social na comunidade escolar. Entendo que a rádio pode surgir como um projeto de uma classe da escola, ou de um segmento/período, antes de se to...