Pular para o conteúdo principal

O que os alunos querem da escola?

Pesquisa proposta a estudantes de 13 a 21 anos pretende captar dados sobre a percepção que os alunos têm sobre o ambiente, estruturas e experiências vivenciadas em suas escolas - públicas ou particulares de todo o país.



O grande debate da educação no século 21 diz respeito a como conectar a experiência escolar à realidade dos alunos.  Os moldes de ensino tradicionais parecem cada vez menos eficazes diante de uma geração que aprendeu a viver em rede, está acostumada à instantaneidade, tem acesso a um fluxo incessante de informações e, para completar, vai encontrar um mercado de trabalho muito diferente das décadas anteriores – em que o empreendedorismo social, os espaços colaborativos e a desierarquização estão se popularizando. 

Como a escola pode se adaptar, contudo, ainda está aberto para discussão. Mas quem participa dela? (leia mais)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro Digital

A proposta é simples! A plataforma, também! Os Professores Coordenadores dos Anos Iniciais em Orientação Técnica foram convidados a criar,  em duplas,  um final para o conto de artimanha abaixo. E a nossa proposta, é que utilizassem a Plataforma Livros Digitais do Instituto Paramitas   para elaborar um livro digital. Nos comentários , solicitamos que cada dupla  compartilhasse o link de sua produção.  A Velhinha Inteligente PAMPLONA. Rosana. Novas Histórias Antigas – Brinque-book Esta é uma história que se conta até hoje na cidade de Carcassonne, ao sul da França. Há várias versões do mesmo caso, mas todas concordam num ponto: a cidade foi salva graças à esperteza de uma mulher. Há muitos e muitos séculos, a próspera cidade de Carcassonne foi cercada por guerreiros inimigos. Embora protegida por muralhas e portões, a população não estava a salvo. Como ninguém pudesse sair, aos poucos a comida foi escasseando. Logo chegou o ...

HQs-História em Quadrinhos e Alunos com Necessidades Especiais

Ferramenta MakeBeliefsComix Incentivar a criatividade para promover aprendizagem é um caminho de possibilidades reais é o que reitera um recente artigo da School Library Journal , inclusive na educação de crianças com necessidades especiais . Paul Wisenthal - premiado escritor americano, com mais de cem artigos sobre programas de educação alternativa, com diversas publicação de histórias sobre jovens superando vícios, desafios sociais e econômicos - discorre sobre experiências de professores e alunos envolvidos em projetos que fazem uso de ferramentas de HQ, e relata algumas histórias. Há constatação de melhoria da relação interpessoal de alunos autistas a partir da experiência livre criativa na elaboração dos HQs, melhoria na aprendizagem e, até a materialização, nos textos e personagens criados, de situações do cotidiano em que foi verificado bulliyng enfrentado por um aluno. O artigo traz um exemplo de ferramenta para elaboração de HQ, conforme aponto aqui e, lógico...

Radioblog

Planejando uma Rádio na Escola Atendendo a uma solicitação de um Professor Coordenador, compartilho aqui algumas reflexões e materiais para iniciar o planejamento de rádio na escola; são muitos materiais que estão disponíveis nas bibliotecas virtuais e físicas, mas é necessário estar atento a alguns pontos principais de nosso trabalho, neste caso: Atendimento/convergência com o Currículo do Estado de São Paulo; Reflexão da justificativa desta ação a partir de uma base teórico-conceitual e demanda escolar concreta; Definição clara dos objetivos a serem alcançados; Estratégias e fases bem definidas. Inicialmente, sugiro a leitura do artigo intitulado Rádio escolar: uma ferramenta de interação sociodiscursiva , que contém os conceitos fundamentais sobre implementação de rádio na escola como um instrumento de protagonismo social na comunidade escolar. Entendo que a rádio pode surgir como um projeto de uma classe da escola, ou de um segmento/período, antes de se to...