Fazer uso de recursos digitais em sala de aula é favorecer a aprendizagem nos mais diversos estilos que os indivíduos detém.
"Variando os processos e as formas de comunicação, ampliamos o leque de possíveis significados para uma ideia surgida no contexto da classe. Quando colocada em evidência, a ideia de um aluno provoca uma reação nos demais, formando uma teia de interações e permitindo que diferentes inteligências se mobilizem no decorrer da discussão." (SMOLE)
Para isto, um passo importante, é estar atento para identificar a forma como as múltiplas inteligências se expressam nos alunos, e se configuram na classe para levar cada criança a aprender e desenvolver suas competências, e outras, a partir das primeiras de maneira sistemática conforme propõe Celso Antunes em artigo para a Revista Educação.
"Não se estimula inteligências acidentalmente ou com ações esporádicas." (ANTUNES)
Para acionar esta perspectiva do fazer pedagógico faça uma reflexão de si mesmo CLICANDO AQUI, enquanto a música toca.
Atenção: de forma alguma se pode avaliar inteligências por meio de testes, esta atividade é apenas um ponto de partida para visualizar as múltiplas inteligências em suas expressões cotidianas; as observações mais efetivas são as contínuas e sistematizadas.
Comentários
Postar um comentário