Pular para o conteúdo principal

Combinados e rotinas - Oficina de Planos de Aula com Objetos de Aprendizagem

Planejamento da Ação



Com alunos
  1. Estabelecer combinados para que todos aproveitem o tempo na sala de informática. Atenção, combinados NÃO SÃO REGRAS, são ACORDOS estabelecidos. Vale a pena inserir em seu planejamento um momento para elaborar em conjunto com os alunos. Ex: DESLIGAR O COMPUTADOR AO TÉRMINO DA AULA.
  2. No dia da aula, é importante, antecipar aos alunos o ROTEIRO  que será seguido.
  3. É importante dar DEVOLUTIVA aos alunos sobre a aula; um bom planejamento e execução de avaliação é uma boa alternativa.




Com a equipe escolar
  1. Definir, e ter claro quem é o FUNCIONÁRIO responsável pela sala de informática;
  2. Definir formas de ORGANIZAÇÃO para garantir que a sala esteja pronta para receber os alunos;
  3. Definir formas de AGENDAMENTO da sala para garantir que não haja programações concomitantes;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro Digital

A proposta é simples! A plataforma, também! Os Professores Coordenadores dos Anos Iniciais em Orientação Técnica foram convidados a criar,  em duplas,  um final para o conto de artimanha abaixo. E a nossa proposta, é que utilizassem a Plataforma Livros Digitais do Instituto Paramitas   para elaborar um livro digital. Nos comentários , solicitamos que cada dupla  compartilhasse o link de sua produção.  A Velhinha Inteligente PAMPLONA. Rosana. Novas Histórias Antigas – Brinque-book Esta é uma história que se conta até hoje na cidade de Carcassonne, ao sul da França. Há várias versões do mesmo caso, mas todas concordam num ponto: a cidade foi salva graças à esperteza de uma mulher. Há muitos e muitos séculos, a próspera cidade de Carcassonne foi cercada por guerreiros inimigos. Embora protegida por muralhas e portões, a população não estava a salvo. Como ninguém pudesse sair, aos poucos a comida foi escasseando. Logo chegou o ...

HQs-História em Quadrinhos e Alunos com Necessidades Especiais

Ferramenta MakeBeliefsComix Incentivar a criatividade para promover aprendizagem é um caminho de possibilidades reais é o que reitera um recente artigo da School Library Journal , inclusive na educação de crianças com necessidades especiais . Paul Wisenthal - premiado escritor americano, com mais de cem artigos sobre programas de educação alternativa, com diversas publicação de histórias sobre jovens superando vícios, desafios sociais e econômicos - discorre sobre experiências de professores e alunos envolvidos em projetos que fazem uso de ferramentas de HQ, e relata algumas histórias. Há constatação de melhoria da relação interpessoal de alunos autistas a partir da experiência livre criativa na elaboração dos HQs, melhoria na aprendizagem e, até a materialização, nos textos e personagens criados, de situações do cotidiano em que foi verificado bulliyng enfrentado por um aluno. O artigo traz um exemplo de ferramenta para elaboração de HQ, conforme aponto aqui e, lógico...